22 abril 2007

Projeto Foto em Pauta coloca frente a frente fotógrafo e público em Porto Alegre

Projeto Foto em Pauta coloca frente a frente fotógrafo e público em Porto Alegre

Etapa gaúcha do Centro Cultural Banco do Brasil terá a participação do fotógrafo cearense Tiago Santana

Uma conversa aberta entre o fotógrafo e o seu público. Esta é a proposta do projeto Foto em Pauta , que passa por Porto Alegre dentro das atrações de abertura do Centro Cultural Banco do Brasil. O fotógrafo convidado desta etapa é o cearense Tiago Santana, que receberá o público no dia 26 de abril, a partir das 18h30 , na UFRGS. Durante cerca de duas horas, haverá projeção das fotos comentadas por Santana, seguido por debate aberto ao público, conduzido pelo coordenador do projeto, o fotógrafo e professor Eugênio Sávio. Entrada Gratuita.

No dia 27, também às 18h30, Tiago Santana e o mineiro Eugênio Sávio, promovem uma Leitura de Portfólio, onde fotógrafos gaúchos que possuem um ensaio autoral apresentam as suas obras para avaliação. Trata-se de uma oportunidade para o autor exercitar sua capacidade de edição e de evoluir algum trabalho em andamento, ou mesmo um já concluído. Para a leitura, o participante deve levar suas imagens impressas. As leituras são feitas individualmente e com duração de 20 minutos, agendadas previamente pelo telefone (51) 3358 3479. Vagas limitadas e gratuitas.

Tiago Santana – Fotógrafo independente e na estrada desde 1989, Tiago é atualmente diretor do IFOTO - Instituto da Fotografia em Fortaleza. Tiago Santana vem despontando na fotografia brasileira e no cenário das artes em geral desde o começo dos anos 90, pelo trabalho de documentação das manifestações culturais, festas populares e religiosas no Nordeste brasileiro. Em 2001 publica o livro "Benditos", que retrata os romeiros de Juazeiro do Norte, no qual, além de um olhar comprometido com o homem e sua relação com a religiosidade, com a natureza agreste e com o cotidiano sacrificado, desenvolve uma estética visual altamente sofisticada e moderna. No ano seguinte (2002) publica o livro "Brasil, Sem Fronteiras", com os fotógrafos Celso Oliveira, Elza Lima, Ed Viggiani e Antônio Augusto Fontes. Em 2003, expõe no SESC Pompéia de São Paulo o ensaio autoral "O chão de Graciliano", resultado da viagem à região de Graciliano Ramos, reconstituindo a trajetória do escritor. Em 2007 recebe o prêmio Conrado Wessel de Fotografia, Fundação Conrado Wessel (São Paulo), pelo ensaio “O Chão de Graciliano ”, publicado em 2006 pela Editora Tempo d'Imagem.



SERVIÇO
Foto em Pauta com Tiago Santana
Dias 26 de abril, às 18h30
Entrada Gratuita
Salão de Atos da UFRGS
Leitura de Portfolio
Dias 27 de abril, às 18h30
Gratuito, inscrições pelo telefone (51)33583479
Pede-se a doação de 2 Kg de alimentos não-perecíveis que serão doados a instituições sociais.

Nenhum comentário: