29 outubro 2008

Mostra Fotográfica "ENCARNADAS II"


A exposição Encarnadas II, de Neide de Cunha Pinto dá continuidade a apresentação de imagens em macro fotografia de um pimentão cortado ao meio. As imagens em questão se distanciam da realidade criando ilusão e estranhamento, e estão expostas no 4º andar da Usina do Gasômetro.
Nesta segunda exposição, o pimentão está congelado, e a autora resolveu questionar conceitos de tempo, afetividade e vazio, como se a persistência do foco no mesmo referente pudesse esconder o desejo de esgotar um processo doloroso, deter o tempo, os sonhos, e o seu oposto, o medo e o vazio. Neide se dedica a este estudo desde o ano de 2005 e busca, agora, compartilhar com outras pessoas o seu profundo respeito pela fotografia como forma de expressão.
Neide de Cunha Pinto tem formação artística no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, tendo participado de várias exposições no Brasil, Portugal e na França. Participa atualmente de Oficinas de Pintura e do Grupo de Estudos de Fotografia, no Atelier Livre da Prefeitura.

Mostra Fotográfica "COSTA RICA SEM LIMITES"


Aventurando-se pelo País da "Pura Vida", o Fotógrafo André Larrêa captou as imagens para revelar, através das lentes e cores, verdadeiro significado da arte de ser feliz desfrutando das belezas da Mãe Natureza que a Costa Rica oferece. Um registro da travesssia na Costa Rica de norte a sul e de leste a oeste, retratando a cultura, a geografia, a fauna e a flora deste paraíso dos esportes de aventura na América Central. O Coquetel de Lançamento da Mostra será no dia 30 de outubro, às 20 horas, no STB Brasas, Rua Anita Garibaldi, 1515 - Porto Alegre.

Mostra Fotográfica "FOLIA DOS PAPANGUS DE BEZERROS"

Folia de Papangus de Bezerros é tema de exposiçãoUma tradicional manifestação folclórica do agreste pernambucano é o tema da exposição fotográfica Folia dos Papangus de Bezerros, de Walter Karwatzki, com abertura às 19 horas de segunda-feira (3/11) no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre. São 20 fotos em preto e branco de 50x70cm que registram a beleza, a animação e a irreverência dos milhares de mascarados que, na manhã de domingo de Carnaval, invadem as ruas do município de Bezerros (distante 107 quilômetros de Recife) ao som de maracatus, caboclinhos e frevos.A partir de relatos de antigos moradores de Bezerros, Karwatzki descobriu que a brincadeira dos papangus começou na década de 1930, quando alguns homens quiseram pular Carnaval sem serem reconhecidos pelas mulheres. "Os primeiros grupos mascarados invadiam as residências de familiares e amigos, comendo e bebendo anonimamente" , conta. "O fato foi se repetindo, surgindo novos blocos a cada ano." Hoje, segundo o fotógrafo, mulheres e crianças também participam dos papangus, assim chamados pelo costume de comer angu de milho durante os desfiles.Nascido em 1959 em Maceió (AL), Karwatzki é graduado em Geografia pela UFRGS, com especialização em Geografia Ambiental e mestrado em Geografia pela mesma universidade, e leciona na Escola Técnica da UFRGS. Fez cursos na Câmera Viajante: Escola e Agência de Fotografias e na Foto Oficina Brasil Imagem e participou de exposições coletivas e individuais em Porto Alegre, São Leopoldo e Maceió. Em 2006, conquistou o 1º lugar no VI Concurso Internacional de Fotografia de la Red Mercociudades (Buenos Aires) e menção honrosa no 2º Concurso do Paralelo 30 Fotoclube. No mesmo ano, teve fotos selecionadas no 13º Concurso Histórias do Trabalho e no 3º Concurso do Paralelo 30 Fotoclube.A exposição pode ser visitada até 21 de novembro, das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 15 horas, às sextas-feiras.
Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255): (51) 3220-4392 , e-mail claudiah@camarapoa. rs.gov.br.Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)