08 março 2013

Exposição Fotográfica ÍMPAR PORTO ALEGRE, de Gutemberg Ostemberg, homenageia a Capital dos Gaúchos







SALA J.B. SCALCO
Mostra “Ímpar Porto Alegre”, de Gutemberg Ostemberg, homenageia Capital
Luiz Carlos Barbosa * - MTB 5667 | Solar dos Câmara - 13:30-07/03/2013 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTB 6727 - Foto: Divulgação
Fotos revelam olhar diferenciado sobre a Capital dos gaúchos
No mês em que Porto Alegre completa 241 anos, a Sala J.B.Scalco abriga uma exposição que propõe um brinde visual para celebrar o aniversário da cidade. De 11 a 26 de março, na mostra “Ímpar Porto Alegre”, o fotógrafo Gutemberg Ostemberg revela distintas facetas da Capital em painéis no formato 50x50 cm, com fotos coloridas e em preto e branco, impressas em papel mate. A exposição poderá ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, na Sala J.B.Scalco do Solar dos Câmara, com acesso pela entrada principal da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico).
Sul-mato-grossense que adotou Porto Alegre como morada em 1996, Gutemberg Ostemberg reporta-nos a uma visão “estrangeira” e diferenciada da Capital, através das lentes de sua câmera. Segundo o fotógrafo, o foco é a cidade do Grenal, de Quintana, de Kleiton e Kledir; a terra aonde a subida é lomba, a Rua da Praia não tem mar, o encontrão é uma pechada, o mate amargo vira um chima, a polícia é Brigada, as garotas são gurias e os meninos, piás, e assim por diante. Ilustram uma cidade, que faz quatro estações em um dia, e onde as praças se tornam o quintal em dias de sol, com suas rodas de bate-papo, de chimarrão e violão. No ano passado, Gutemberg levou o segundo lugar no concurso “Surpreenda-se com Porto Alegre”, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo.
Natural de Campo Grande (MS), Gutemberg Ostemberg integra dois grupos fotográficos de Porto Alegre: o Grupo 35mm e o Paralelo 30 Fotoclube, do qual é o atual presidente. Por incentivo de colegas de trabalho, começou em 2001 a estudar fotografia, participando de várias exposições individuais e coletivas. Possui trabalhos fotográficos premiados e selecionados em diversos concursos, salões nacionais e internacionais, além de fotos publicadas em revistas, jornais e livros, dentre os quais o “Brazil by Night”, lançado pela Livraria Cultura, ao lado de fotógrafos como Araquém Alcântara, Guy Veloso e Walter Firmo. Recentemente, passou a participar de projetos de responsabilidade social, tendo fotografado para o Instituto Autismo e Vida, e ministrado palestra sobre fotografia como uma atividade de lazer e profissional para futuros aposentados do TRF.
SERVIÇOMostra “Ímpar Porto Alegre”
Fotógrafo: Gutemberg Ostemberg
Entrada gratuita
De 11 a 26 de março – de 2ª a 6ª, das 8h30min às 18h30min
Sala J.B. Scalco, no Solar dos Câmara, com acesso pela Assembleia (Praça Marechal Deodoro, 101)
* Colaboração do estagiário Adriano dos Santos
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.


Nenhum comentário: