08 julho 2007

Paralelo 30 Obtém importante participação no Festimage 2007 em Portugal.

O Festimage é um Evento Internacional na forma de concurso promovido pela Câmara Municipal de Chaves, cidade situada no norte de Portugal que ocorre pelo 2º Ano consecutivo. O Festival reúne não só fotografias mas inclui também imagens geradas a partir de programas gráficos e ou montagens fotográficas. Tem como objetivo divulgar a arte fotográfica e a arte digital e - tirando partido das facilidades de comunicação proporcionadas pela Internet - incluir nessa divulgação autores das mais diversificadas origens.

O Brasil foi o 2º pais com trabalhos selecionados a concurso com 302 obras perdendo apenas para Espanha com 368 concorrentes. Dentre os 302 brasileiros tivemos a satisfação de ter 6 membros do fotoclube selecionados: Cristiano Wurdig Soares, Gutemberg Ostemberg, Hilton Lebarbenchon, Júlio Appel, Kátia Espíndola e Neide Pinto.

O associado Hilton Lebarbenchon obteve classificação entre os 50 finalistas selecionados por uma banca formada por júri internacional entre 1665 imagens.

O indiano Arup Ghosh foi o vencedor do Prémio Oficial do Festimage 2007. O segundo prémio foi ganho pelo espanhol Juan Carlos Roman. Jesus Jaime Mota da Espanha (3º prémio) e Stephanus Meyer (4º prémio), britânico que reside em Córdoba. Kushal Gangopadhyay, da Índia, foi o quinto classificado.

Rodrigo Teófilo, do Brasil, foi o vencedor do Prémio do Público, modalidade que decorre paralelamente ao Prémio Oficial.

Os 50 trabalhos finalistas e o vencedor do Prémio do Público serão reproduzidos em papel e constituirão uma exposição tradicional, que se realizará no Centro Cultural da cidade do dia 8 de Julho até final de Agosto de 2007.

Simultaneamente, alguns dos trabalhos finalistas serão ampliados para grandes dimensões e ficarão expostos, até ao final de Agosto, em algumas ruas e praças do centro histórico da cidade.

Finalmente - e também até ao final de Agosto, à noite – todas as obras admitidas serão projectadas por meios multimédia nos locais de lazer da cidade onde se concentram as esplanadas dos bares e cafés mais frequentados.

A multiplicidade das origens dos autores e a multiplicidade das formas como as suas obras serão expostas, difundidas e exibidas darão forma ao festival da imagem que a designação do evento anuncia.

Na página do Festimage já é possível conferir os nomes de todos os participantes, país de origem, e votos obtidos pelo júri e pelo público. Quem quiser dar uma conferida basta acessar: http://www.festimage.org/index.php?gc=Homepage




Um comentário:

Hilton Lebarbenchon disse...

Obrigado pela postagem Germano, parabéns a todos os participantes, em especial para Kátia que até então não sabia nem que tinha sido selecionada, só depois é que eu vi o nome dela quando liberaram a identidade dos participantes, e comuniquei a ela, grande abraço!